IV Rali Sprint (Rampa) de Sosousas (Madeira) 2005

Transcrevo para aqui a crónica publicada após esta prova na revista "Topos & Clássicos", meu patrocinador exclusivo em 2004 e 2005:

IV Rali Sprint (Rampa) de Sosousas
Desta vez a Rampa Sosousas na Pérola do Atlântico só tinha presentes 3 equipas do continente, mas entre elas lá estava a “Topos & Clássicos” comigo ao volante do Escort RS 2000. Os outros continentais (ou “cubanos”, conforme o lado em que o leitor nos esteja a ler) eram o já habitual António Nogueira que desta vez levou apenas o Escort BDA, e o José Carlos Pais que alugou lá na ilha um Mazda MX-5 ex-troféu. Dos locais, muitas máquinas novas com o parque de clássicos a continuar a crescer em quantidade e qualidade. Como a Madeira só tem um Campeonato de Ralis para Clássicos e VSH (viaturas sem homologação) os pilotos locais que disputam esse Campeonato teriam de levar o navegador ao lado, assumindo a prova o nome de “Rali Sprint” com um único troço feito por 2 vezes em treinos e 3 vezes em prova. No fundo, uma Rampa com navegador. Quem não discute o Campeonato, como era o nosso caso, ia numa Classificação Extra-Campeonato e não carecia de navegador.
Na prova a contar para o Campeonato, Emanuel Caldeira e Narciso Chaves venceram destacados nos Clássicos com o seu Escort RS 2000 MkII, seguidos de Mário Oliveira e Nuno Teixeira noutro Escort RS 2000 mas MkI. A fechar o pódium, o estreante Ricardo Sousa, com o filho Bernardo Sousa, ao volante de outro Escort RS 2000 MkII. Mais para trás, um bonito Kadett GT/E com as cores de fábrica, um belíssimo Cooper S, um 127 Abarth ex-F3Auto, entre outros.
Nos VSH, vitória para Luís Sousa / Rubem Freitas em R5 GT Turbo, seguidos do bonito BMW M3 E30 de Roberto Cró e Bruno Gouveia que deliciaram os espectadores com sucessivas atravessadelas sempre em força. Referencia ainda para o muito bem feito Corolla GT 3 volumes (dos anos 80) com que Francisco Tavares evoluiu, deixando o Toyota Levin na garagem.
Quanto aos Extra-Campeonato, não houve grande história. António Nogueira cilindrou a concorrência como de costume, incluindo a Classificação Geral. Atrás dele, Pedro Mendes Gomes bem tentava que o Golf Kit-Car lá chegasse, mas perdia quase 2 segundos por subida. Em 3º ficava um Mitsubishi Lancer Evo VI e em 4º lugar (2º dos Clássicos Extra-Campeonato) ficava eu, que no inicio ainda pensei em chegar ao Evo VI, mas com o evoluir das subidas e a degradação prematura dos meus pneus traseiros, perdi a esperança. Como atrás estava, algo distante, o Mazda (com ares de Viper) conduzido pelo J. C. Pais, decidi ficar famoso entre o público madeirense. E garanto-vos que fiquei, especialmente na ultima subida em que todas as curvas foram feitas sempre de lado a dar gás com direito a um “donuts” sem tirar pé no gancho com mais entusiastas.
Para terminar, uma palavra de referencia para a Ilha da Madeira, provavelmente o único local em Portugal onde se conhece o verdadeiro significado da palavra “Turismo”.
PS: Leitores da “Topos & Clássicos”, não se esqueçam de ir ao Motor Show no Porto, onde vos prometo uma voltinha ao lado, na pista escorregadia.

Rui Viana
(Julho 2005)

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